top of page

SIAGO recebe pesquisadores do CEPEA e FAEG para debater estratégias para criação de índice nacional do mercado de feijão


ree

Em busca de soluções inovadoras para aprimorar a comercialização e o acompanhamento de tendências de mercado, o Sindicato das Indústrias de Arroz de Goiás (SIAGO) reuniu-se com representantes do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (CEPEA/Esalq/USP) e da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (FAEG) para discutir estratégias para a criação de um índice nacional para o mercado de feijão. O encontro aconteceu na última terça-feira (01/10) e contou com a presença do Presidente do SIAGO, Jerry Alexandre de O. Paula, do Diretor Alexandre Carvalho Medeiros, dos pesquisadores do CEPEA, Laura L. Polizel e André Sanches, e do representante da FAEG, Leonardo Machado.


O principal objetivo da reunião foi traçar estratégias para o desenvolvimento do índice, que promete trazer mais previsibilidade e transparência para um dos setores agrícolas mais importantes do país. A criação desse referencial econômico é uma demanda antiga dos produtores de feijão, que buscam melhores ferramentas para a tomada de decisões em relação à produção, preços e exportações.


“ Esse índice será essencial para fornecer um panorama econômico detalhado do mercado de feijão, oferecendo aos produtores e demais atores da cadeia produtiva informações precisas sobre oferta, demanda e preços praticados em diversas regiões do país ", comentou Jerry Alexandre , Presidente do SIAGO.


O CEPEA, reconhecido nacionalmente por suas análises econômicas para o setor agropecuário, será responsável pela criação do índice através da coleta e análise de dados referentes à produção e comercialização do feijão em território nacional. Com o apoio dos pesquisadores, o índice oferecerá uma visão ampla e atualizada do cenário econômico do setor.


A FAEG, entidade representativa dos produtores rurais de Goiás, também reforçou seu compromisso com o projeto, que visa fortalecer o agronegócio e contribuir para o desenvolvimento econômico e social no campo. O índice permitirá que pequenos e grandes produtores tenham maior controle sobre os preços e as tendências de mercado, facilitando o planejamento e a comercialização de suas colheitas.


▶️ A criação do índice nacional para o mercado de feijão deve beneficiar não só os produtores, mas também comerciantes e indústrias, oferecendo um referencial confiável e acessível para toda a cadeia produtiva. O projeto deve contribuir para o fortalecimento do setor agrícola brasileiro, garantindo mais previsibilidade e segurança no mercado de feijão.

 
 
 

Comentários


CONTATO

ENDEREÇO

Edifício Pedro Alves de Oliveira Térreo ,Rua 200, Qd.67 C, Lt 1/5, nº 1.121

Setor Leste Vila Nova.


CEP: 74645-230

HORÁRIO

Segunda à Sexta

08:00 - 17:00

Sábado e Domingo

Fechado

CONTATE-NOS

(62) 99968-4302

Para qualquer informação, dúvida ou comentário, você também pode falar conosco via formulário abaixo.

Obrigado pelo envio!

saber_edited.jpg

© Copyright 2022 Todos os direitos reservados ao SIAGO - Sindicato da Indústria do Arroz do Estado de Goiás
Desenvolvimento e Assessoria:  Agência Digital Saber Multimídia | suporte@sabermultimidia.com.br

QUER SABER SOBRE NOSSOS CURSOS, SERVIÇOS, NOVIDADES, EVENTOS E INFORMAÇÕES ÚTEIS PARA AJUDAR A SUA INDÚSTRIA?

Preencha os campos abaixo e faça parte de nossa lista VIP que recebe em primeira mão as nossas informações.

Obrigado pelo envio!

bottom of page